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LANCIA DELTA-Do estirador a... ganhador!!!

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Mensagem  carecamaluco Sáb maio 01, 2010 2:26 am

Olá caríssimos. Cá está o chato de novo. Hoje trago-vos mais um mítico!
O LANCIA DELTA.

Lancia Delta
BREVE HISTÓRIA

VINCENZO LANCIA nasceu a 24 de Agosto de 1881 em Fobello, no Vale Sesia, Itália.
[img]LANCIA DELTA-Do estirador a... ganhador!!! Vincenzof Uploaded with ImageShack.us[/img]

Seu pai, o cavaleiro Giuseppe Lancia, fez fortuna com a industria de alimentos congelados.
Graças às condições abastadas a família passa o verão na villa de Fobello e o resto do ano na estabilidade da vila de Torino.
O cavaleiro Lancia pensou no futuro dos seus quatro filhos: Giovanni, Arturo, Maria e Vincenzo, chamado afectuosamente de ‘’Censin’’. Este último, gostava seu pai que seguisse advocacia para poder ter uma educação como deve ser, mas Censin revela-se um desastre, não é aplicado e mostra-se muito distraído. Cedo seu pai percebe que dali não vai sair nenhum advogado. Consequentemente aos doze anos matricula-o num colégio na tentativa de pelo menos, fazer dele um contabilista.
Mas a escola que Vincenzo acaba por frequentar, é a oficina dos Siblings de Ceirano, que estes tinham construído no pátio da casa dos pais. Constroem bicicletas que vendem com a marca Welleys, porque descobriram que o nome inglês tinha mais impacto junto do público. Censin frequenta a casa de Ceirano e em breve se revela um óptimo mecânico.
Quando os dois Siblings começam a trabalhar nos primeiros automóveis, o menino mostra-se fascinado por motores.
Vincenzo foge do colégio, e vem com a firme vontade de ‘’sacar’’ ao pai a permissão de trabalhar com o Ceirano.
Vem com a suposta qualificação de contabilista, mas faz crer ao cavaleiro Lancia que gostaria de experimentar a mecânica, embora a contabilidade seja muito melhor. Mas na verdade ele só queria a permissão do pai e ao obtê-la, começou imediatamente a ocupar-se da reparação de motores.
EM 1906 NASCE A LANCIA
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Lancia , meticuloso e exigente com o seu trabalho, era no entanto alegre e jovial. Um rapaz grande e robusto, cedo se tornou um homem, amante de uma boa mesa, e de umas bebidas com os amigos e apaixonado por ópera. Bom conhecedor de música, gostava em particular de Wagner.
Em 1906 torna-se construtor e com o amigo Claudio Fogoloni em 29 de Novembro desse ano, funda a Lancia.
Em 1922, quando é já um industrial de sucesso, casa-se com a secretária Adele Miglietti, com a qual terá três filhos: Ana Maria, Gianni e Eleonora. Vincenzo Lancia continua a seguir na primeira pessoa o desenvolvimento dos novos modelos, participando frequente e directamente nos testes.
A morte chega prematura em 15 de Fevereiro de 1937 aos 56 anos. Durante a noite é vítima de um ataque cardíaco. Pelos sintomas pensa tratar-se de uma maleita passageira e não queria apoquentar a mulher. Só às sete da manhã é que se apressa a chamar o medico de família que vem o mais depressa que pode. Ormai, no entanto, nada pode fazer.
Morre, inesperadamente, um dos homens ao qual se deve algumas das páginas mais importantes da história do automóvel.
Intuição, originalidade e coragem, são as características que destinguem o seu trabalho como construtor.
Não é ao acaso que o seu testamento espiritual é agora um automóvel: o Aprilia.
O modelo parece adicionar as tradições da empresa com as virtudes do homem, é inicialmente recebido com cepticismo e espanto. A linha parece muito audaz e a tecnologia muito inovadora. Seria preciso esperar algum tempo até que este modelo se revelasse a rainha da estrada: liberdade, estabilidade, de estilo incrivelmente moderno e apreciado por todos.
Só a genialidade de Vincenzo Lancia havia previsto tudo isto.

Fonte: http://maistuning.com/marcas/historia-lancia

--------------------------------------LANCIA DELTA----------------------------------------

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O Lancia Delta é um carro compacto familiar produzido pela fabricante italiana Lancia de 1979 a 1994. O primeiro Delta era um hatchback de cinco portas projectado por Giorgetto Giugiaro e lançado em 1979.
Por um período de tempo, foi vendido também na Suécia pela Saab, designado como Saab 600. A Saab ajudou com algumas áreas do projecto dos carros e em consequência, o Delta foi modificado para uns climas mais frios e era menos sujeito a oxidar do que os outros Lancias. A concorrência era composta por : Volkswagen Golf, Vauxhall Astra/Opel Kadett e Ford Escort. Durante alguns anos após o seu lançamento, o Delta era um dos carros mais contemporâneos de sua classe na Europa e foi carro do ano em 1980. Enquanto a maioria dos modelos do Delta eram carros pequenos e familiares, o modelo mais famoso era o Delta HF Integrale ,
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com tração 4x4 com um poderoso motor a gasolina sobrealimentado por turbo-compressor. Uma versão melhorada do HF dominou o Campeonato Mundial de Rali, marcando 46 vitórias no WRC individualmente e ganhando o campeonato de construtores seis anos seguidos de 1987 a 1992. O Lancia Delta S4, ao compartilhar o mesmo nome e aparência, era um modelo que foi projectado especificamente para rali do grupo B, e completamente diferente do Delta comercial em termos de construção e de desempenho.
-HF4WD
Em 1986 o Campeonato Mundial de Rali sofreu um golpe tremendo no seu desenvolvimento pois a FISA havia decidido desfazer-se dos planos para um grupo S, assim como cancelar o grupo B. Concluiu-se que os carros do grupo B eram demasiado rápidos e, consequentemente, demasiado perigosos. É discutível que a Lancia era um dos fabricantes com mais visão naquele tempo, porque desenvolvia a versão de série do Delta HF 4X4 usando a experiência adquirida no desenvolvimento do Delta S4 de rali.
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Substituindo o Delta HF Turbo como o principal modelo da linha Delta - excepto o S4 - o HF 4WD tinha uma grande reputação a manter. O HF Turbo era bastante competente e o seu comportamento era digno de confiança para um carro de tracção nas rodas dianteiras.
Os Deltas foram introduzidos pela primeira vez no Reino Unido em 1980 e permaneceu virtualmente igual até1986, quando mudanças pequenas foram feitas à forma do carro, os motores actualizados e a introdução do modelo de tracção nas quatro rodas.
Uma das características do Delta HF 4WD é a sua semelhança aos demais modelos. Há muito pouco para distinguir o carro do modelo anterior fora o sistema de quatro faróis, dos faróis de nevoeiro montados no pára-choques dianteiro, e as discretas legendas 4WD na porta traseira, das saias pequenas do lado e de duas entradas de ar levantadas no capot. Este carro é portanto relativamente parecido ao HF Turbo 1600 cc.
Com 165 cv (123 kW), a melhor maneira de transferência de força à estrada é através de tracção as quatro rodas, melhor que a tracção a duas rodas. No HF 4X4 do delta, a Lancia não se satisfez em optar por um sistema simples mas optou ao invés por um com uma acção de divisão de binário integrado, assegurando-se de que a força disponível fosse às rodas com a maioria de tracção possível em altura, assim assegurando o uso mais eficiente da potência e do binário disponíveis.
Três diferenciais compõem o sistema. A movimentação às rodas dianteiras é ligada com um diferencial auto-blocante; a tracção às rodas traseiras é transmitida através de um diferencial central epiciclico viscoso de acoplamento controlado da Ferguson.
A inovação real até carros da produção é tida em conta entretanto, mentiras entre as rodas traseiras.
Torsen (torque que detecta) o diferencial traseiro é similar àquele encontrado em carros da McLaren fórmula 1. O resultado de combinar estes diferenciais nesta configuração é four Wheel drive o sistema que responde automaticamente às condições disponíveis do aperto e da estrada, e que não requer nenhuma acção manual do condutor, entregando a tracção máxima em todas as vezes.
O diferencial Torsen é um diferencial "inteligente", verdadeiro na maneira que distribui o torque. Divide o torque entre as rodas de acordo com o aperto disponível, e fá-lo assim sempre sem bloquear inteiramente: a percentagem máxima é de 70%.
Os diferenciais padrão são auto-blocantes ou de bloqueio automático. os sistemas auto-blocantes são bons em diferenciar-se entre velocidades da roda em curvaturas, mas fornecem sempre a mesma quantidade de torque a ambas as rodas. Nesta situação, entretanto, há um risco que a roda com a carga mais clara (em um incline, por exemplo) ou menos aperto, perderá a tracção. Para neutralizar esta possibilidade, os diferenciais que bloqueiam a 100% automaticamente, asseguram-se de que ambas as rodas girem à mesma velocidade mas ao fazer isto, impedem o diferencial central de bloquear, em detrimento da manipulação e da estabilidade.
A disposição básica da suspensão do delta 4WD permanece a mesma que na base da escala do delta, de configuração de duas rodas motrizes: Suspensão do tipo MacPherson - fotocopia da suspensão independente com amortecedores de duplo efeito e molas helicoidais, com os suportes e as molas ajustadas ligeiramente descentralizados.
Há algumas mudanças mais subtis, embora, com a montagem da suspensão aponta ao melhoramento do conforto, melhora agora isolado, incorporando as ligações de borracha flexíveis para fornecer insonorização e conforto melhoradas. Os amortecedores progressivos do rebound foram adoptados também, o trem dianteiro, o trem traseiro e o ângulo relativo entre as molas e os amortecedores tudo foi alterado. A direcção retém o mecanismo da cremalheira e do pinhão da base da gama do delta, mas nesta aplicação é já assistida. O esforço do volante foi reduzido mais pelos rolamentos de pressão do encaixe da esfera, melhor que pelo tipo do rolo. A sensibilidade adicional do volante foi obtida também ajustando o ângulo de incidência da cremalheira do volante.
INTEGRALE 8v
Fazendo o exame do HF Turbo 4WD do delta que dizimou seus rivais na terra, na neve, no gelo e em superfícies frouxas durante toda a época de 1987 , a Lancia projectou o HF Integrale que incorpora todas as características técnicas avançadas do carro do rali, realçadas pelas lições aprendidas no cenário mais exigente do desporto automóvel. O resultado é um hatchback de cinco portas com dirigibilidade impecável na estrada, com mais estilo, mais luxuoso, e contudo totalmente prático. Com a aceleração ‘’0-100 km/h’’ empurrado em apenas 6.6 segundos e em uma velocidade máxima de 133 mph (254 km/h). O coração do HF de 8 válvulas Integrale é um motor de 2.0 Litros, com injecção de combustível e com dupla árvores de cames à cabeça. Esta versão, é certamente uma das unidades de potência com mais provas dadas no mundo do desporto automóvel, e incorporou as seguintes melhorias sobre o HF 4WD: Válvulas novas, assentos de válvula e bomba de água, radiadores maiores da água e do óleo, ventilador de refrigeração mais poderoso e filtro de ar maior. Um turbo T3 maior da Garrett, com fluxo de ar melhorado e inter-cooler maior, maior eficiência volumétrica do medidor de massa de ar (dispositivo automático de entrada), junto com ajustes revisados para a unidade de controle electrónico da injecção/ignição e um sensor das batidas, com uma potência de 185 cv (DIN) (136 quilowatts) às 5.300 RPM e em um torque máximo (304 Nm) às 3500 RPM. O delta possui um dos sistemas mais avançados do mundo em transmissão, que incorporam a movimentação 4wheel permanente, um motor transversalmente montado da parte dianteira e a caixa de engrenagens de 5 velocidades. Um diferencial epicyclico ao centro distribui normalmente o torque 56 por cento ao eixo dianteiro, 44 por cento à parte traseira. Um acoplamento viscoso entretanto silencioso, inteiramente automático da Ferguson balança o split do torque para dar a divisão ideal entre a parte dianteira e o eixo traseiro dependendo das condições da estrada e da aderência do piso. O diferencial traseiro Torsen divide o torque entregando-o a cada roda traseira de acordo com o aperto disponível. Usando a interação entre um parafuso de sem-fim e uma engrenagem helicoidal (o movimento é transmitido do parafuso à engrenagem somente) o sistema de Torsen assegura-se de que a roda com menos peso ou aperto receba menos torque e mantenha consequentemente a tracção. Um diferencial dianteiro flutuando livre termina o sistema para assegurar a tracção máxima mesmo com muita velocidade em superfícies de estrada adversas. Uma relação final mais curta da movimentação (3.111 em vez de 2.944 no HF 4WD) é usada combinar as rodas 6.5X15 maiores para dar 24 mph/1000 RPM (39 km/h por 1000 RPM) na quinta engrenagem. Travões e suspensão também foram melhorados para combinar o desempenho aumentado do HF Integrale. Os discos dianteiros ventilados foram aumentados no diâmetro para 284 milímetros, pastilhas de travão novas no eixo traseiro para melhorar o coeficiente de fricção. Uma bomba principal de travões maior e um esforço diminuído do pedal para a resposta mais rápida e reduzir o risco de sobreaquecer conforme a exigência das situações. Toda a suspensão independente redonda caracteriza as molas dianteiras novas, os amortecedores e suportes dianteiros. Na linha das melhorias mecânicas e do desempenho mais elevado, Lancia deu ao HF Integrale um olhar novo, mais utilizável ao reter todas as vantagens práticas da carroçaria de cinco portas. Imediatamente visíveis são os alargamentos arredondados, que cobrem as rodas que abrigam os pneus mais largos da medida 195/55 VR nas rodas de liga de 15 polegadas 6J. Um capot novo incorpora grelhas do ar, aquando do reestilyng os amortecedores do pára-choques envolvidos ao redor para se encontrar com os arcos da roda na parte dianteira e na parte traseira. O amortecedor dianteiro, agora mais largo, incorpora entradas de ar para ajudar ao motor que refrigera, e as luzes auxiliares rectangulares na parte inferior do pára-choques, que elogiam os faróis gémeos circulares. As saias laterais são casadas nos arcos da roda dianteiro e traseiro e carregam " emblemas do HF Integrale" para elogiar aquelas (Lancia) na grelha e no portão traseiro. Os espelhos são terminados na cor da carroçaria.
INTEGRALE 16v
Em 1988, Lancia ganhou 10 vitórias em 11 ralis e o título do mundo, ganhos bem antes do fim da temporada. O delta de 8 válvulas tinha ganhado, na frente de qualquer rival em qualquer continente, demonstrando seu desempenho, fiabilidade e durabilidade inigualável. Mas a Lancia não deixou este período de calma satisfaze-los, o HF Integrale de 16 válvulas estava sendo desenvolvido e iria funcionar ao lado do seu parceiro de pista durante a temporada de1989. O carro novo diferenciava-se de seu predecessor pelo centro levantado do capo para acomodar o novo motor de 16 válvulas. As outras mudanças exteriores visíveis eram; rodas e pneus mais largos e emblemas de identificação novos na parte dianteira e parte traseira. O integrale de 16 válvulas foi apresentado em 1989 no Geneva Motorshow. A distribuição do torque foi mudada a 47% na dianteira e na parte traseira 53%, isto deu ao carro características de manobras melhores, no asfalto, onde os Ford Cosworth estavam começando a mostrar seu potencial. Ambos os carros de 8 e 16 válvulas estavam em uso pela equipe Works Team durante a temporada de 1989, o modelo de 16 válvulas fez sua primeira estreia bem sucedida no Rali de San Remo com Miki Biasion, nesta época o corpo novo dos carros de 16 válvula era vermelho, no entanto a cor foi revertida para o branco em 1990, pois foi descoberto que o vermelho era menos incisivo do que o branco nas fotografias e na televisão. O motor 16v de 2.0 litros turbo alimentado do Lancia já é poderoso e de performance refinada, mas foi tornado mais desenvolvido para o Integrale 16v. Gerando 200 bhp (149 Kw) a 5500 RPM, leva o carro a uma velocidade máxima de 137 mph (220 km/h) e acelera de 0-100 km/h (0-62 mph) em 5.7 segundos. Os injectores maiores fornecem a potência de saída mais elevada e a exploração eficiente da alimentação do combustível em rotações de motor elevadas. A resposta de um turbo T3 Garrett é imediata, graças à redução da inércia da turbina. Um inter-cooler altamente eficiente fornece ao condutor mais potência e maior fiabilidade. O novo sistema over-boost utiliza uma electroválvula proporcional, para dar um aumento ao torque do motor: 220 Lbf-ft (298 N-m) a 3000 RPM. Todas estas melhorias fazem a versão de estrada do Integrale 16v inerentemente e confiantemente um carro seguro. O motor exuberante de 16 válvulas, ainda, contém refinamentos recomendáveis, graças à inclusão de dois eixos de equilíbrio girando em direcções contrárias, que eliminam a vibração dão uma maciez suprema. O motor pode também funcionar com combustível comum sem modificação. O HF Integrale 16v do delta da Lancia usa um sistema de travões de circuito duplo com cada eixo separado, que é mais seguro porque a estabilidade direccional é mantida por cada eixo. O sistema opcional do ABS da segunda geração four-channel, é montado neste circuito. Projectado especificamente para a movimentação four-wheel, assegura uma travagem segura em todas as superfícies e em toda a situação, na distância mínima, para manter a estabilidade direccional. Na travagem de emergência, a unidade de controle electrónico usa dois sensores, detectar oscilações transversais e acelerações longitudinais e entregar os impulsos travando do lado apropriado do veiculo. A perda do controle sobre a terra com aperto desigual pode assim ser impedida. Os sensores situados no centro de gravidade do carro, perto da alavanca das mudanças. A eficiência do sistema é assegurada pelo diagnóstico electrónico realizado automaticamente após ter ligado o motor.

Integrale Evoluzione

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Os primeiros carros Evoluzione foram construídos no fim de 1991 e em 1992. Estes eram para ser os carros de homologação para a equipa Lancia rallye. O catalizado Evoluzione II nunca participou em corridas de Rally pela fábrica. A fim melhorar o desempenho, o Evoluzione saiu com as vias dianteira e traseira mais largas que os deltas iniciais. Com o fim incluir estas vias na carroçaria, os guarda-lamas largos eram prolongados, e no processo, o delta tornou-se também mais arredondado. As asas foram aplicads agora em separado, visto que tinham sido fabricadas previamente. As montagens dianteiras do suporte do pára-choques ganharam maiores dimensões para melhor aperto dos mesmos: isto necessitou então uma cinta dianteira do suporte para controlar as forças geradas assim. Mudanças externas incluídas: grelhas novas no pára-choques dianteiro para melhorar a entrada de ar refrigeração do compartimento do motor; um capôt redesenhado com as entradas de ar laterais novas para ajudar mais à ventilação; um ailleron ajustável do tejadilho acima do portão traseiro a ajudar na competição e para enfatizar as linhas desportivas dos carros; as rodas novas de cinco parafusos derivaram dos carros de rally (mais fortes do que o projecto precedente); e finalmente, a parte traseira do carro foi mudada mostrando agora somente a tubagem de exaustão.


-Posto isto, pouco mais haverá a dizer sobre este maravilhoso automóvel, a não ser, para quem não sabe, que o LANCIA DELTA esteve, segundo a fonte desta informação, em produção desde 1979 a 1994, tendo sido projectado por ‘’Giorgetto Giugiaro’’.
Ate à paragem da sua produção, o Delta proporcionou muitas dezenas de vitórias e momentos de glória aos ‘’atrevidos’’ pilotos que dele desfrutaram nos mais variados cenários de competição.
Temos como sucessores do ‘’INTEGRALE’’, o LANCIA DELTA S4, e posteriormente o ‘’LANCIA 037’’. Mas deste giro ‘’brinquedo’’, falarei numa próxima oportunidade.

Caros amigos, beijinhos e abraços… e muitos palhaços!!!!


Mais informação em:

http://www.lancia.it/cgi-bin/pbrand.dll/LANCIA_ITALIA/history/history.jsp?BV_SessionID=@@@@1747700809.1272671800@@@@&BV_EngineID=cccjadekfidggkgcefecejgdfkhdfjj.0&categoryOID=-1073771007

http://maistuning.com/marcas/historia-lancia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lancia_Delta

http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=4670943&page=1
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Mensagem  blackspeed Sáb maio 01, 2010 10:56 am

MAGNIFICO

com uma contribuiçao destas o nosso cantinho
fica mesmo o melhor da zona oeste e arredores

parabens pelo magnifico trabalho que tens desenvolvido
blackspeed
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Mensagem  janado Sáb maio 01, 2010 3:38 pm

parabéns sr careca pelo trabalho Smile Smile Smile Smile Smile Smile


isto sim

é ITALIANO cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers

janado

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Mensagem  gsisuzu Sáb maio 01, 2010 6:04 pm

uma obra prima de um magnifico colaborador deste forum que ganha e muito consigo aqui entre nós
cheers cheers cheers
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Mensagem  João M. Sáb maio 01, 2010 10:58 pm

Excelente trabalho. Por este andar vamos ficar aqui com uma bela enciclopedia . das varias marcas de automoveis
João M.
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Mensagem  gsisuzu Dom maio 02, 2010 2:56 pm

Assim é que é
altamente cheers
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Mensagem  carecamaluco Qui Fev 17, 2011 10:19 pm

Olá caros amigos!!!!!!!
Queria antes de mais pedir-vos desculpas pela minha ausência, mas a verdade é que tenho boas noticias para vocês.
Tenho na forja mais uma história de uma grande máquina. Acho que vocês vão gostar!!!!! E mais não digo Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil



Cumprimentos a todos, beijinhos e abraços e ... muitos palhaços!!!!!
carecamaluco
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Mensagem  blackspeed Sex Fev 18, 2011 10:06 pm

ficamos ha espera
agora com o bichino a roer
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Mensagem  carecamaluco Sáb Fev 19, 2011 4:47 pm

Ola caros amigos!!!!
É so pa dizer que ja esta postado mais um historial.
Lamento ser tao pouco desenvolvido mas o material de apoio nao era muito.
De qualquer modo fica a intenção.
Ate breve.
Beijinhos e abraços e... muitos palhaços!
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